sábado, 16 de fevereiro de 2008

Schadenfreude




Schadenfreude

Schadenfreude
Inglês esse

Conheci essa palavra não faz muito tempo... aliás, alemão é uma linguazinha desgraçada né, nunca vi, cadê as vogais cacete
Bom, acredito ser um sentimento que já passou pelo coração de todos, ou estaria eu sendo pessimista demais em relação à raça humana? Eu sinto sempre, aquele prazer culpado de ver alguém se dar mal, sabe? Confesso que antes de saber o significado eu já tinha feito isso várias vezes, ver se aquele babaca que estudava com você tinha se dado mal no vestibular ou se aquela menina que você odiava ainda namorava um cara que não valia o cão que pisava... sim, schadenfreude é um sinônimo de ser filho da puta, mas me acham mesmo, might as well be one.

Claro que a glória maior no Schadenfreude é não participar do fracasso alheio e sim ser apenas um mero espectador... é o prazer do i told you so, muito bom hehe. Mas, digressiono... escrevi esse post por dois motivos: um, descobri essa palavra ótima hehe e dois, vi outro dia na rua uma pessoa de way back, manja, bom, long story short trombei a pessoa na rua etc e tal... depois, fucei no orkut (orkut é uma ferramenta mágica se usada sabiamente) e vi que a tal continuava igual, n anos depois estava no mesmo ponto, zero evolução, incrível como tem gente que não cresce... e bateu uma sensação de vitória, sabe? Parece crueldade ou maldade e pode até ser, mas não sinto culpa, apenas alívio de saber de como estava certo.

Again, pode ser verdade como pode não ser. MAs imagino que o fato de poder ser verdade é o que faz ser sincero.

****

Hoje, uma pequena surpresa. Fuçando nos blogs que eu gostava de fuçar antigamente, me deparei com algo que não esperava. Um prévio destino de minhas andanças pela net, que me fazia rir, refletir e muitas vezes discordar, desta vez não me fez nada.
Nada.
Achei pretensioso, pseudointelectual e pior de tudo, requentado. Aquele ar de 'já vi isso antes' e not in a good way. Talvez com a popularidade venha a mediocridade, quantas vezes não vemos isso na literatura, música e cinema. Não haveria porquê na blogosfera ser diferente, apesar de a esperança sempre estar lá.
Claro que é normal mudarmos de gosto com o tempo, eu gostava de Capital Inicial for crying out loud. Mas é estranho ver uma mudança tão abrupta, tão rápido.

Um comentário:

João Carlos disse...

que prazer mais sádico hein, medo de você! hahaha

é, ainda bem que o tempo passa e [pelo menos espera-se que] na maioria das vezes nossa visão evolui.. mas sempre tem os que regridem.. deve ser o caso desse pseudointelectual hahaha

curti os posts, bem legais
qto ao primeiro, é estanha essa sensação de "I dont belong quite here", mas acho que acontece com tds q estão nessa situação de estudar fora.. mas pelo menos vc tem sorte de ter um roomie gente boa, hahahuahuaha
abraço